terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resident Evil - The Underworld Retribution


Resenha do livro de S.D. Perry, Underworld juntamente ao filme Retribuição
Resident Evil Underworld, virou filme?

Parte 1 – Resident Evil no meu Umbigo 

              A muito tempo atrás, um site, que não mais existe, e que era especializado em Residente Evil fez a tradução dos livros de Stephani Danelle Perry. Foi com muito prazer que imprimi de PDF as aproximadamente mil páginas e as devorei quase como um zumbi. Embora a formatação do texto estivesse precária, nada disso atrapalhou minha leitura. Propus-me a arrumar a formatação e imprimir novamente em uma versão livro, com encadernação especial, mas então os trabalhos da faculdade me impediram disso e também de fazer a tradução do último livro da autora, que na verdade é o que da origem a saga (Resident Evil zero), que na época havia apenas em espanhol  ou na língua original em inglês. Passados seis anos eis que vou ao cinema assistir Resident Evil Retribuição e me surpreendo... 

Parte 2 - Resident Evil no Umbigo de Perry

     Stephani Danelle Perry (creditada como S. D. Perry em seus trabalhos) é uma escritora que vive em Portland, Oregon. Ela é filha do escritor Steve Perry. A autora S. D. Perry está vivendo atualmente em Portland, Oregon com seu marido e seus dois filhos. 
      Ela geralmente escreve romances baseados em trabalhos dos gêneros de Fantasia/ficção científica/terror incluindo Resident Evil, Star Trek, Aliens x Predador. A Autora não é muito conhecida aqui no Brasil e pouca informação se tem a seu respeito. 

S.D. Perry parece aquele tipo de pessoa com uma espécie de Super-Ativação Empática na qual dá ao ser humano a capacidade de se projetar no lugar do outro, ou seja as vezes até “querer ser o outro”. Isso acontece quando alguém gosta muito do que o outro fez de modo que o fã gostaria de estar no lugar do ídolo, ou seja, de ser determinado cantor, ou autor de tal obra. Talvez para você isso faça sentido, mas para a autora não. De toda forma este parece ser a “razão” psicológica para que as pessoas criem seus fan fictions. 


Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs". Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries mangás, livros histórias em quadrinhos a que faz referência,ou uma história inventada por eles.

(Clique nas Imagens Para Ampliar)




           S. D. Perry foi além de um fan fiction, ela pegou os cinco primeiros jogos de Resident Evil e os novelisou. Não sei dizer se foi contratada pelos produtores de R.E. para esse trabalho ou como conseguiu os diretos de publicação, as capas que encontramos na internet possuem até código de barra, como se tivessem sido lançados a venda oficialmente. 
             De todo modo a série não pode ser considerada oficial. Perry escreveu a história do primeiro jogo, porém mais tarde foi lançado uma Remake que colocaria a história dos jogos quase que em novos trilhos, assim como surgiu Resident Evil Zero, com o trem e as saguessugas. 
              De qualquer modo os livros mostram, os “bastidores” dos jogos, o que aconteceu com Leon, Claire e Sherry Birkin depois que saíram do túnel do trem, como os personagens ficaram sabendo dos laboratórios secretos, preenchendo uma dezena de outras lacunas vazias entre os jogos. Além de transformar os jogos em livros ela também nos contemplou com duas obras inéditas Resident Evil Underworld e Resident Evil Caliban Cove, seguindo o enredo dos jogos com os personagens, Leon S, Kennedy, Rebecca Chambers, Claire Redfield, em suas melhores performances e introspecções, entre outros vitimados personagens.  

Parte 3 - Residente Evil em nos Nossos Umbigos
Resident Evil: Underworld EM Resident Evil:  Retribution?    
    
          
Um ponto em comum com o livro foi ver a Umbrella como local de testes separado por complexos “viveiros”, quase que ao pé da letra com o livro Underworld. No caso do filme as salas são apresentadas como países e no livro é dividido entre Deserto a Floresta a Cidade e Montanha, ambas as salas com a mesma finalidade. O livro é descrito bem para imaginarmos como seria um filme e é muito próximo daquilo que pudemos observar no Retribuição, principalmente a Cidade artificial para testes armas biológicas, algo também desigual com todos os jogos.










Há ainda a fantástica perseguição que inicia no começo do livro com a mini van, que nos remete a emocionante perseguição de zumbis com Alice no volante e Leon sedo jogado de um lado para outro dentro do carro. E aquela instalação subaquático? Seria uma referência a Caliban Cove do segundo livro de Perry, a qual quase matou Rebecca Chambers afogada? 
 
Contudo o que podemos concluir é que a base da Umbrella presente no Filme Resident Evil Retribuição, parece ter saído dos livros de S. D. Perry, e de nenhum outro jogo o diretor e roteirista Paul W. S. Anderson talvez tenha se inspirado com o livro. Seria essa a fonte que fez deste último lançamento o melhor de todos os R.E.s anteriores?    


Ainda da Tempo de Assistir no Cinema Tentem Sobreviver! 
Ah! Leiam o Livro Underworld e comprovarão o que eu disse nesta postagem com relação ao filme. 
Abraços, aqui vai o trailer



Sobre o Resenhísta:
Luz da Rocha é formando
em Letras pela Puc-Pr e
Cinema pelo Centro Europeu


Novas Capas de Livros -  Clique Para Ampliar


The Umbrella Conspiracy - O primeiro livro da série de S.D. Perry reconta o incidente da mansão, visto no primeiro game da série. A autora, entretanto, vai além, e acrescenta novas situações, como alguns momentos anteriores à missão, com os S.T.A.R.S. ainda na delegacia de polícia, se preparando para embarcar em direção à floresta de Raccoon City. Perry também acrescenta um novo personagem, Trent, um misterioso homem que auxilia Jill e parece de alguma forma estar envolvido com a Umbrella Corporation. Lançado posteriormente no Brasil traduzido para o português, intitulado “Resident Evil: A Conspiração da Umbrella”. 

Caliban Cove - Nesta aventura inédita, S.D. Perry apresenta um segundo time dos S.T.A.R.S., da cidade de Exeter. Eles são apresentados a Rebecca Chambers, sobrevivente do incidente na mansão de Spencer e, juntos, investigam um incidente biológico que ocorreu em Caliban Cove, no Maine. O livro conta com novas criaturas, chamadas “Leviathans”, e uma nova cepa de vírus que mantém a inteligência dos infectados, mas remove todo o livre-arbítrio, tornando-os facilmente controláveis.




City Of The Dead - Raccoon City está dominada por zumbis , e Leon Kennedy e Claire Redfield são alguns dos poucos ainda vivos e, buscando refúgio na delegacia da cidade, os dois unem forças para sobreviver. S.D. Perry mais uma vez reconta a história de um game da série, relatando toda a saga dos personagens de Resident Evil 2 enquanto eles descobrem que a estação de polícia não é um porto tão seguro assim, e que a influência da Umbrella se estende aos mais altos escalões de poder. 

Underworld - Em sua segunda história inédita, S.D. Perry mais uma vez tem os S.T.A.R.S. de Exeter como personagens centrais que, juntamente com Leon, Claire e Rebecca, estão viajando para a Europa para continuar a luta contra a Umbrella. O misterioso Trent, porém, tem uma nova missão para o grupo: invadir uma base da companhia no Utah e roubar um livro de códigos que permitiria acesso aos documentos mais secretos da empresa.


                                 


 Nemesis - No segundo ato da infecção em Raccoon City, S.D. Perry segue Jill Valentine, ex-membro dos S.T.A.R.S., em sua luta pela sobrevivência nas usa da cidade. Em seu caminho, porém, está Nemesis, uma das armas biológicas mais poderosas da Umbrella, que a persegue onde quer que vá. A autora dá atenção especial a Nicholai, um dos mercenários da companhia, que possui seus próprios objetivos em meio ao caos. 

 Code: Veronica - Em sua luta contra a Umbrella, Claire Redfield invade um prédio da companhia e é capturada, sendo levada presa à Ilha Rockfort, palco de mais um incidente biológico. No sexto livro de sua série, S.D. Perry relata as aventuras da personagem, seu irmão Chris, e Steve Burnside, enquanto eles tentam sobreviver aos monstros que tomaram conta do local. 



Zero Hour -  Este é o livro de S.D. Perry que traz a maior fidelidade à história do game que o originou. Rebecca Chambers é enviada à floresta de Raccoon juntamente com seus companheiros do Bravo Team dos S.T.A.R.S. para investigar os assassinatos bizarros que aconteciam no local. Billy Coen, um fugitivo condenado à morte, junta-se à garota enquanto se desenrola uma trama que remonta às origens da Umbrella Corporation.

Leiam Também Minhas Outras Publicações Relacionadas:

Como serias o universo de Star Wars Em Resident Evil? Clique aqui e confira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário